Sem os processos certos em vigor, você pode perder conhecimento organizacional importante. Saiba como entender a transferência de conhecimento e como fazê-la de maneira eficaz.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

O que é transferência de conhecimento?

O que é transferência de conhecimento?

A transferência de conhecimento é uma maneira de compartilhar ou distribuir conhecimento com o objetivo de resolver problemas ou melhorar a colaboração da equipe. Nos negócios, é a maneira de disseminar informações importantes da empresa de uma área para outra. Como essas informações estão organizadas. Como as pessoas as encontram. Como tornar as informações acessíveis e relevantes e como levá-las às pessoas certas, na hora certa.

Manter o fluxo de conhecimento organizacional na empresa é um processo contínuo. Veja alguns truques que ajudam a manter a transferência de conhecimento em todo o ciclo de emprego.

Quando as pessoas entram

Quando as pessoas entram

Integração. Transferir o conhecimento da empresa é uma parte vital do processo de indução. Cada membro da equipe deve passar um tempo com o recém-chegado, explicando e demonstrando o que fazem, mesmo se não trabalharem diretamente juntos.

Apresente o recém-chegado a diferentes departamentos e permita que passe um tempo neles. Dessa forma, a pessoa pode ter uma ideia aproximada do que acontece na sua organização.

A tecnologia pode ajudar. Organizações de todos os tamanhos usam recursos como os Perfis do Workplace no Workplace para conectar funcionários novos e antigos. Isso dá acesso a perfis personalizados para todos na organização e permite desenvolver conexões mais fortes entre os colegas.

Knowledge transfer: Workplace profiles

Transferir conhecimento com Perfis do Workplace

Elas também poderão comemorar com seus colegas e companheiros de equipe e anunciar aniversários de nascimento e de trabalho. É uma maneira rápida de criar redes pessoais e profissionais mais fortes na sua empresa.

Combinados com ferramentas como o Organograma (que reduz o tempo que as pessoas passam procurando informações para que tenham mais tempo para trabalhar), dão um empurrão aos recém-chegados quando estão se informando.

Knowledge transfer: Org Chart

Transferir conhecimento com o Organograma

Mentoria.Atribuir um mentor a cada funcionário novo é outra maneira de transmitir conhecimento. Você pode fazer isso informalmente (com a nova pessoa acompanhando um funcionário sênior) ou formalmente como parte de um esquema de mentoria.

Usando a integração do Cortado com o Workplace, por exemplo, é simples configurar uma rede de mentoria.

Quando as pessoas estão trabalhando para você

Quando as pessoas estão trabalhando para você

Treinamento e desenvolvimento. Ter um programa eficaz de treinamento e desenvolvimento ajuda a recrutar e reter funcionários. Também contribui para o fluxo de conhecimento na sua organização.

Para aproveitar o conhecimento interno, incentive os funcionários seniores a treinar os juniores. Use especialistas externos para trazer novos conhecimentos para a empresa por meio de treinamento.

Compartilhar aprendizados. Promova uma cultura de compartilhamento na sua organização para evitar que o conhecimento organizacional termine em silos. Organize reuniões do tipo "mostrar e contar" onde as pessoas possam falar sobre aquilo em que estão trabalhando.

Ou use ferramentas de colaboração que facilitem o compartilhamento e a recuperação de conhecimento organizacional. Os grupos do Workplace, por exemplo, são espaços compartilhados para pessoas e equipes compartilharem documentos, colaborarem em arquivos e armazenarem documentos de projeto.

Documentação. As pessoas não podem compartilhar o conhecimento organizacional que está guardado na cabeça de alguém. Você deve usar algum sistema de gestão de conhecimento para garantir que as pessoas possam documentar processos, métodos e aprendizados, tornando-os acessíveis para as pessoas que precisam deles.

Quando as pessoas saem

Quando as pessoas saem

Processos de saída. A saída de alguém é um dos momentos com maior risco de o conhecimento escapar da organização. Configure um processo formal para ajudar as pessoas a compartilhar as informações importantes.

Sua plataforma de colaboração pode funcionar como um repositório seguro para esse conhecimento enquanto você precisar dele. Assim, os novos membros da equipe podem aproveitar imediatamente o conhecimento organizacional que você se esforçou para adquirir.

Você também pode se interessar em

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como construir uma colaboração eficaz em equipe no local de trabalho

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as melhores práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso

Colaboração entre equipes | 6 minutos de leitura

O que é colaboração ágil?

Como a colaboração e o trabalho ágil estão relacionados? Veja como a colaboração ágil pode aumentar a eficiência e o desempenho na sua organização.