Cinco dicas para gerenciar os nômades digitais

Eles trabalham em todos os lugares. Em cafeterias em Sydney, em trailers no sul da França. O estilo de vida nômade se popularizou. Mas o que são os nômades digitais e como eles podem beneficiar sua empresa?

TRABALHO REMOTO | 6 MINUTOS DE LEITURA
Managing Digital Nomads
O que são os nômades digitais?

O que são os nômades digitais?

Um nômade digital é um trabalhador remoto que viaja enquanto trabalha online. Em outras palavras, um espírito livre que não está vinculado ao home office ou a um local de trabalho específico.

Cada vez mais trabalhadores remotos optam pela realocação, alguns apenas para "férias de trabalho" curtas e outros para o longo prazo. Para muitos, tornar-se um nômade digital tem a ver com estar perto da família e de amigos, enquanto outros querem vivenciar uma nova cultura ou realizar um sonho de vida.

As estatísticas sugerem que há uma tendência que os empregadores precisam observar. O número de americanos que se descrevem como nômades digitais teve um aumento de 131% entre 2019 (pré-pandemia) e 2022 (pós-pandemia), de acordo com a MBO Partners.

Outro estudo estima que já há 35 milhões de nômades digitais em todo o mundo, com uma previsão de atingir um bilhão em 2035.

Os nômades digitais trabalham em salas de hotel, cafeterias, bibliotecas, espaços de coworking e na casa de parentes. Na realidade, em qualquer lugar com uma conexão à internet.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Profissões de nômades digitais

Muitos nômades digitais são autônomos. No entanto, cada vez mais, também são funcionários que trabalham para empresas que permitem o trabalho remoto. Em 2022, dois terços dos nômades digitais eram funcionários de tempo integral, um aumento de 44% em relação a 2019. Os nômades digitais normalmente trabalham em campos como TI, design, marketing, mídia, contabilidade, consultoria e aulas online.

Desde a pandemia, muitos empregadores se tornaram mais abertos a acordos flexíveis de trabalho remoto. Agora, solicitações de funcionários para trabalhar no exterior são mais comuns do que nunca.

Para capitalizar essa tendência, mais de 50 países, incluindo Tailândia, Costa Rica e Portugal, lançaram programas de visto para nômades digitais a fim de reduzir a burocracia (incluindo obrigações fiscais) para trabalhadores remotos. Eles permitem que as pessoas passem mais tempo em um país do que com o visto de turismo e, ao mesmo tempo, impulsionam a economia local.

Vantagens de contratar nômades digitais

Vantagens de contratar nômades digitais

Receber nômades digitais na sua equipe pode trazer muitos benefícios à sua empresa, incluindo:

Acesso a um grupo de talentos mais amplo

Se você estiver com problemas para preencher as lacunas localmente, pode ampliar sua rede. Como não há restrições de localização, é possível ter acesso a talentos de todo o mundo. Além disso, os nômades digitais tendem a ser indivíduos altamente capacitados e automotivados com conhecimento técnico. Ampliar seus horizontes pode ajudar você a encontrar as habilidades e a experiência de que você precisa, sem ter que pagar mais caro.

Custo-benefício

Um benefício claro de contratar nômades digitais é a redução de despesas gerais e custos de viagem. Se você tiver poucas pessoas em um escritório, o espaço necessário será menor. O resultado é menos gasto com despesas como aluguel, serviços públicos, banda larga, papelaria e despesas de viagem.

Se os seus nômades digitais forem autônomos, você também economizará com licenças médicas e benefícios para o funcionário. Essa pode ser uma maneira de ótimo custo-benefício de trabalhar para startups que ainda não podem pagar por um escritório físico.

Diversidade cultural

Contratar pessoas de diferentes nacionalidades e origens é uma ótima forma de aumentar a diversidade no trabalho. Com uma variedade inspiradora de pessoas trabalhando para você, é possível levar novas ideias, perspectivas atuais e soluções inovadoras para sua organização que, sem elas, não seria possível.

Flexibilidade

Por sua natureza, os nômades digitais gostam de flexibilidade. Essa é uma ótima notícia para sua empresa, pois eles podem fornecer cobertura em tempo integral a partir de diferentes fusos horários. Isso é ideal para empresas internacionais. Digamos que seu site tenha parado de funcionar à noite. Você não terá que aguardar até a manhã seguinte para que sua equipe de TI interna conserte o problema. Assim, não perderá uma receita valiosa de clientes internacionais.

Desafios de contratar nômades digitais

Desafios de contratar nômades digitais

Se você gosta da ideia de recrutar nômades digitais, não deixe de considerar as possíveis desvantagens também. Elas incluem:

Disponibilidade

Um dos principais desafios de contratar nômades digitais é que eles nem sempre estarão disponíveis quando você precisar deles. Além disso, pode haver momentos em que não é possível entrar em contato com eles, principalmente se forem autônomos. Outra questão é que as conexões à internet nem sempre são confiáveis. Com isso, pode ser difícil para os trabalhadores remotos nômades se manterem conectados e finalizarem tarefas dentro do prazo definido.

Comunicação

Quando nômades digitais estão em diferentes fusos horários, pode ser problemático trabalhar em projetos que exigem comunicação em tempo real. Esperar que eles apareçam para uma reunião virtual ou respondam a emails no meio da noite provavelmente não será uma boa escolha.

Problemas legais e fiscais

A realocação dos sonhos de um funcionário pode ser um campo minado jurídico para as equipes de RH e de conformidade. Diferentes países têm diferentes regras e regulamentações que devem ser aderidas. Você pode se complicar facilmente se não entender por completo as regras de imigração, autorizações de trabalho, direitos trabalhistas, obrigações fiscais, propriedade intelectual e assim por diante. Se não seguir as regras, sua empresa pode ser multada ou ser processada legalmente.

Administração

Questões legais e administração complexa envolvidas no recrutamento de equipes globalmente dispersas geram uma pilha de burocracia. Preencher os documentos relevantes pode consumir bastante tempo. Além disso, pode ser necessário buscar orientação profissional para garantir que tudo tenha sido devidamente processado.

Riscos de segurança

Os nômades digitais muitas vezes usam Wi-Fi pública. Entretanto, isso pode ser uma grande ameaça de cibersegurança, a menos que eles usem uma VPN (rede privada virtual) que criptografa dados. Hackers podem roubar detalhes e senhas pessoais, colocando em risco as informações sensíveis da sua empresa. O roubo de dispositivos também é outra preocupação, principalmente se os seus funcionários não tiverem protegido devidamente o equipamento.

Você deveria deixar os funcionários trabalharem como nômades digitais?

Você deveria deixar os funcionários trabalharem como nômades digitais?

Mesmo se a sua organização tiver adotado totalmente o trabalho remoto, você ainda pode não ter certeza sobre oferecer flexibilidade total aos seus funcionários. No entanto, um número cada vez maior de pessoas deseja a liberdade de trabalhar de onde quiser. Sendo assim, você corre o risco de perder seus melhores talentos se recusar a ideia sem considerá-la.

Por um lado, os nômades digitais relatam 13% maior satisfação no trabalho do que outros funcionários. Isso é ótimo para reter talento por mais tempo. Outros estudos mostram que 20% dos trabalhadores remotos provavelmente ficariam dez anos a mais com a empresa atual se pudessem trabalhar em qualquer lugar do mundo sem que isso afetasse seu salário e benefícios.

Além disso, a vida de nômade digital pode fazer maravilhas para o bem-estar das pessoas. Talvez você tenha funcionários que estão presos em uma rotina e precisam de uma mudança de cenário para recuperar o encanto. No fim, se as pessoas estiverem felizes, saudáveis e motivadas, sua produtividade se beneficiará.

Mas para que isso funcione para sua empresa, será necessário criar uma política para nômades digitais que também leve em consideração questões relacionadas às leis trabalhistas e aos regulamentos fiscais locais.

Se você permitir que funcionários trabalhem no exterior por um longo prazo, poderá estar sujeito a regulamentos estrangeiros sobre salários, direito a férias anuais, licença-maternidade, saúde e segurança, e muito mais. E os nômades digitais podem acidentalmente criar um novo "estabelecimento permanente" para o empregador no país em que estão trabalhando. Isso significa que seus lucros também serão taxados lá.

Portanto, é fundamental considerar com cuidado suas obrigações legais antes de concordar com um acordo que possibilite a um funcionário se tornar um nômade digital.

Principais dicas para gerenciar os nômades digitais

Principais dicas para gerenciar os nômades digitais

Se você acredita que os nômades digitais podem ser bons para sua empresa, saiba como gerenciá-los com sucesso:

1. Implemente uma política formal para nômades digitais

Reunir uma política de trabalho abrangente para nômades digitais permite manter o controle de onde estão seus funcionários. Alguns funcionários remotos retornam ao seu país de origem ou se mudam para outra residência no exterior sem avisar o empregador.

Estabelecer um acordo formal significa que você pode delinear todos os requisitos legais e práticos para os nômades. Assim, eles poderão desfrutar de flexibilidade, mas ainda trabalhar de maneira profissional, segura e em conformidade com as normas. Atualize e analise regularmente a política para garantir que ela ainda esteja funcionando para você e seus nômades remotos.

2. Mantenha os nômades atualizados com a legislação trabalhista

Onde quer que estejam trabalhando, os nômades precisam seguir as leis trabalhistas locais. Pode haver graves consequências para funcionários e empregadores se essas normas forem desobedecidas, incluindo multas e penalidades. Acompanhe todas as alterações ou atualizações dos regulamentos e informe os nômades sobre elas.

Você pode reduzir o risco de nômades remotos entrarem em conflito com questões legais, fiscais ou de conformidade locais. Para isso, limite a quantidade de tempo que eles podem passar em uma localização e liste lugares que estão fora dos limites.

3. Defina bem as expectativas

Embora a flexibilidade seja fundamental para os nômades digitais, ainda é importante definir limites e esclarecer o que se espera deles. Por exemplo, você pode solicitar que eles trabalhem em ambientes profissionais com poucas distrações, como espaços de coworking e quartos de hotel, em vez de uma rede à beira-mar. Talvez também seja interessante estabelecer horários para reuniões e colaboração síncrona.

Defina com clareza os padrões de trabalho, tarefas e prazos e estabeleça uma forma de comunicação principal. O que nos leva a...

4. Comunique-se de maneira eficaz

A comunicação clara é vital para gerenciar bem uma equipe distribuída. É importante conversar regularmente com os nômades virtuais para saber como eles estão e se eles têm tudo de que precisam para fazer o trabalho com eficiência.

A comunicação frequente os ajudará a se sentirem engajados, apoiados e mais comprometidos em alcançar os objetivos da empresa. Use uma plataforma online para mensagens instantâneas, reuniões e gerenciamento de tarefas.

5. Faça com que os nômades se sintam parte da equipe

Isolamento e solidão podem ser um problema em qualquer tipo de trabalho remoto. Por isso, é importante fazer com que os nômades digitais se sintam parte da sua equipe, assim como qualquer outro funcionário.

Tente tornar seus eventos sociais mais inclusivos. Organize atividades para a equipe virtual e celebrações das quais todos possam participar, independentemente de onde estiverem. Isso ajuda os nômades a se sentirem mais conectados e impulsiona a colaboração e a comunicação da equipe.

Agora, as empresas têm oportunidades inéditas de aproveitar o vasto e rico talento disponível no mundo todo. Ao acomodar aqueles que desejam liberdade de movimento, você pode capacitar sua força de trabalho com as habilidades necessárias para prosperar em um mercado global diversificado.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar na modalidade remota: benefícios e desafios

Mais e mais de nós estão e estarão trabalhando remotamente. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Nove dicas para fazer funcionários remotos se sentirem incluídos

Engajar uma força de trabalho remota pode ser um desafio, mas existem maneiras testadas e confiáveis de fazer isso. Confira nove dicas essenciais para ajudar a engajar seus funcionários remotos.

Trabalho remoto | 9 minutos de leitura

Ideias para um escritório em casa econômico

Aprenda com especialistas a criar o home office ideal sem gastar muito e saiba o que é essencial para criar um espaço de trabalho produtivo em casa.