Central de Recursos para o Cliente
/
Começar
/
Estratégia de comunicação do lançamento

Estratégia de comunicação do lançamento

Desperte o interesse e integre as pessoas com comunicações que enfatizem o valor que o Workplace trará para a organização.


Por que isso é importante
Por que isso é importante
Orientar os seus colegas de trabalho sobre o motivo pelo qual o Workplace está sendo lançado e como ele será usado é fundamental para a adoção e adesão no longo prazo em todos os níveis. Um plano claro com comunicação antes, durante e depois do lançamento ajudará você a iniciar com sucesso e integrar os seus funcionários mais rapidamente.
Para ajudar você a desenvolver a sua estratégia, criamos um plano que contém as principais comunicações que devem ser compartilhadas para cada lançamento do Workplace em grande escala. Você pode usar o plano de comunicação do lançamento no estado em que se encontra. No entanto, é recomendável personalizá-lo de acordo com as necessidades únicas da sua organização. Baixe-o aqui.
Instruções táticas
Instruções táticas
Recomendamos a criação de um plano que tenha três fases:
Pré-lançamento
Nas semanas anteriores ao lançamento, as suas comunicações devem girar em torno de duas metas principais:
  1. Garantir o alinhamento de promotores, gerentes de pessoas e diretores. Você precisará do apoio deles para promover o Workplace para o restante da sua organização.
  2. Anunciar o lançamento próximo e explicar por que é uma mudança significativa para a sua organização.
O período pré-lançamento envolve uma série de comunicações de líderes, com detalhes sobre quando e por que o Workplace será lançado. Mas a promoção pré-lançamento não deve se limitar a emails. Amplifique o lançamento próximo usando todos os canais existentes, incluindo boletins informativos, cartazes, SMS, telas de TV, intranet e muito mais. Você pode encontrar uma biblioteca de ativos promocionais no Kit de Lançamento do Workplace.
Lançamento
A melhor maneira de engajar os funcionários é tornar o dia do lançamento divertido. Estas são algumas dicas para atividades no dia do lançamento que motivarão os seus funcionários:
  • Planeje um evento para o dia do lançamento no escritório. Ofereça lanches e outros incentivos para as pessoas comparecerem e use a ativação do perfil no Workplace como ingresso para o evento.
  • Realize competições divertidas de ativação e dê prêmios, como almoços especiais, às equipes e aos departamentos com 100% de ativação de perfis.
  • Se possível, considere a doação de US$ 1 para uma instituição beneficente a cada perfil ativado.
  • Planeje uma caça ao tesouro do Workplace. Diga aos funcionários que eles têm que encontrar cinco itens no Workplace, como o recurso Agradecimento, um grupo social, as informações de benefícios deles, o perfil do CEO e o recurso Organograma. A primeira pessoa a publicar uma foto de todos os cinco receberá um prêmio.
Além da comemoração, use este dia para garantir que todos saibam como ativar os perfis, se preparar e dar os primeiros passos como um novo usuário. Existem algumas formas de fazer isso:
Pós-lançamento
O lançamento do Workplace é apenas o começo. Nas primeiras quatro a seis semanas, realize uma série regular de comunicações sobre o Workplace para manter a atividade e o engajamento enquanto as pessoas desenvolvem novos hábitos para entrar regularmente na plataforma.
É recomendável chamar os seus líderes para participar das campanhas de engajamento. Eles podem, por exemplo, destacar a conectividade por meio do Workplace, acolher a inovação e as ideias de todos, celebrar a cultura da organização ou realinhar os colegas de trabalho a uma única missão da empresa. Aqui você encontra kits de campanha com modelos e outras inspirações para comunicações internas que pode baixar.
Também é bom fornecer uma série de dicas úteis sobre como usar o Workplace de forma eficaz, principalmente em relação a notificações, grupos, perfis e tipos de publicação.
  1. Crie um grupo aberto do Workplace chamado "Dicas do Workplace + perguntas e respostas". Os funcionários podem usar o grupo para encontrar respostas para as próprias perguntas ou relatar problemas.
  2. Conte com o apoio dos promotores, tornando-os administradores do grupo.
  3. Fixe uma publicação no grupo, convidando os funcionários a publicarem perguntas sobre o Workplace e incentivando todos a responderem às perguntas uns dos outros quando possível.
  4. Peça que os líderes monitorem o grupo e ajudem quando necessário.
  5. Peça também que a equipe de TI monitore o grupo para fornecer suporte para a solução de problemas quando necessário.
  6. Use os ativos incluídos no Kit para impulsionar a adoção do Workplace para compartilhar um fluxo constante de dicas e truques na plataforma.
Principais conclusões
Principais conclusões
  • Use todos os seus canais de comunicação atuais, incluindo canais digitais (intranet, SMS, telas de TV, páginas iniciais de dispositivos etc.), mídia impressa (cartazes, folhetos, suportes físicos etc.) e canais presenciais (reuniões com gerentes, promotores em cada localização, reuniões de conferências com a diretoria etc.).
  • Crie um plano de comunicação (pré-lançamento, lançamento, pós-lançamento) e uma estratégia promocional para despertar o interesse pelo lançamento e manter o engajamento depois dele.
  • Se os líderes validarem o papel do Workplace na organização, os colegas se sentirão incentivados a entrar para a plataforma, interagir e contribuir. Como as equipes de liderança são ocupadas, nós recomendamos engajá-las logo no início para que tenham tempo de se preparar!